A noite desta quarta-feira (02), foi histórica para o Palmeiras na Copa Libertadores da América. Após quarto empates seguidos pela competição contra o Atlético-MG, o Verdão finalmente levou a melhor no tempo normal e venceu no Mineirão.
Diante de um Atlético-MG que enfrenta uma das piores fases da sua história, o Palmeiras controlou a partida e venceu com autoridade. Apesar do placar magro de 1×0, o Verdão justificou o favoritismo e a posição como melhor desempenho da edição atual da competição.
Com retorno de Dudu, a equipe criou oportunidades, especialmente pela esquerda do campo de ataque. Em uma dessas, construiu a jogada que permitiu que o meia Raphael Veiga marcasse o único gol do jogo.
Enquanto isso, o Atlético-MG buscou o gol do empate até o último minuto. Mas a desorganização no meio campo, principalmente na primeira etapa, acabou custando a derrota.
Agora o Palmeiras decidirá em casa a classificação e só precisará empatar para avançar na competição. Já o Galo terá de vencer a partida de volta por pelo menos dois gols para conseguir o acesso direto.
Em caso de vitória do Atlético-MG pelo placar mínimo, a decisão será nos pênaltis. Vale lembrar que não há mais o gol qualificado como critério de desempate na Libertadores.
Como foi Atlético-MG x Palmeiras?
No primeiro duelo entre as equipes nas oitavas de final da Libertadores, Abel Ferreira levou a campo o mesmo time que jogou na final do Campeonato Paulista. Já Felipão repetiu a escalação que atuou na derrota contra o Flamengo.
A princípio equilibrados em campo, o Palmeiras levava perigo na dobradinha entre Dudu e Piquerez pela esquerda. Enquanto isso, o Atlético-MG levava perigo principalmente pelo meio com Hulk, que travava um constante duelo com Gustavo Gomez.
O Verdão iniciou melhor taticamente, e encontrava espaços no meio-campo com Veiga e na esquerda com Dudu. Mas aos poucos o Galo foi equilibrando a posse de bola.
Apesar de tentar pressionar, o Atlético-MG acabava cedendo muito espaço para o contra-ataque. Nesse sentido, Gabriel Menino por duas vezes quase abriu o placar.
Aos 28′ minutos Raphael Veiga faria aquele que seria o gol do jogo. Após cruzamento pela esquerda, o bate e rebate da bola na área acertou o zagueiro Jemerson. Na feição para o chute da entrada da área, Veiga não hesitou e mandou um chute de primeira para o fundo do gol do goleiro Éverson.
Após o gol, o Palmeiras passou a dominar o jogo, enquanto Atlético-MG parecia perdido em campo, buscando empatar a qualquer custo. A desorganização dava ao Verdão mais oportunidades para criar perigo, mas o time esbarrava na boa atuação do zagueiro atleticano.
Na segunda etapa de jogo o Atlético-MG voltaria melhor e até criava jogadas de perigo para o goleiro Weverton. Mas em noite inspirada, a zaga palmeirense justificaria a alcunha de defesa que ninguém passa. Final Atlético-MG 0x1 Palmeiras!
Próximos jogos
Agora o Atlético-MG retorna a campo contra o São Paulo no Morumbi, no próximo domingo (06). Válido pela 18ª rodada do Brasileirão, o jogo acontecerá às 16h00 (horário de Brasília).
Enquanto isso, o Palmeiras retorna a campo no sábado (05), contra o Fluminense no Maracanã. Também válida pelo Brasileirão, a partida acontece às 21h00 (horário de Brasília).
Palmeiras x Atlético voltam a se enfrentar nas oitavas da Libertadores na próxima quarta-feira (09). A partida que acontece às 21h30 (horário de Brasília), definirá quem avançará à próxima fase da competição.